voltar

5 estratégias para apresentação

Postado em 17/11/2014 por Kings

O início de qualquer apresentação pode parecer um grande desafio, afinal, o apresentador enfrentará situações diversas, que poderão ou não ser plenamente controladas, e isso provoca tensão, expectativas e nervosismo até em oradores experientes, como artistas, apresentadores de TV, políticos, professores e executivos de empresas. Mas com as 5 dicas a seguir, você conseguirá ter a calma, a autoconfiança e a criatividade necessárias para vencer esses obstáculos e conquistar a atenção da sua audiência logo nos primeiros slides da sua apresentação empresarial.

 

1 – Exercite a autoestima imaginando seu sucesso

 

Ninguém da plateia saberá que você está nervoso se você não transparecer isso. Então mentalize apenas ideias positivas antes do início da apresentação. Se a sua autoestima estiver em alta, você lidará com mais facilidade com os percalços que podem ocorrer. Outra dica é aceitar a oportunidade que você tem para falar com a plateia como uma honra, pois são poucas as pessoas que têm essa oportunidade. Parta deste ponto de vista e recompense seu público com um ótimo discurso, criativo, seja ele empresarial, comercial ou pessoal.

 

2 – Certifique-se que tudo está OK

 

O medo de que algo dê errado ou alguma falha o atrapalhe durante a apresentação é combustível para o nervosismo. Para isso não acontecer, mantenha todos os seus materiais muito bem organizados e certifique-se que todo o seu material de apoio e recursos audiovisuais estejam em ordem. Isso lhe dará ainda mais segurança para você manter seu foco única e exclusivamente no sucesso da apresentação.

 

3 – Prepare uma estratégia para fisgar a audiência

 

Se você já assistiu aos programas de Jô Soares e Danilo Gentili, viu que ambos têm uma estratégia idêntica para conquistar a atenção da audiência logo no início dos programas: eles contam piadas e falam sobre situações cômicas. Essa é uma boa estratégia, mas não a única. Steve Jobs, por exemplo, preferia ir para o lado do suspense, instigando a plateia até relevar o novo produto da Apple. Você pode ainda contar uma história, levantar questionamentos ou optar por um tom mais provocativo. Mas lembre-se, independentemente da tática que utilizar, ela precisa, de alguma forma, estar relacionada com o conteúdo que você apresentará.

 

4 – Invista em um gran finale e memorize-o

 

Tendo a conclusão da apresentação bem definida na sua cabeça, ficará mais fácil conduzir toda a apresentação, ou seja, ligar o início, o meio e o fim, pois você já saberá aonde quer chegar. Isso o ajudará a organizar suas ideias e linha de raciocínio logo após o início da apresentação, dando ainda mais confiança antes do início da sua fala.

 

5 – Ensaie exaustivamente e, quando estiver bom, ensaie novamente

 

Não há nada que dê mais segurança ao apresentador do que treino.  E assim como em qualquer outra atividade, falar bem em público não é um dom e pode ser facilmente aprendido por qualquer um, até o mais introvertido. Ensaie diversas vezes a sua apresentação e grave para ver onde estão os pontos que podem ser melhorados. Outra técnica recomendada por especialistas em oratória é falar diante de um espelho, pois fica mais fácil de analisar e imaginar as possíveis reações do seu público no decorrer da apresentação.


 

Avenida Angélica, 2447 | 12º andar | Higienópolis, São Paulo, SP