voltar

A importância do visual

Postado em 20/06/2015 por Kings

Imaginemos uma apresentação onde um empresário falará sobre um carro feito de acrílico. Agora, imagine o tal carro. É muito provável que você direcione o seu pensamento para o seu próprio carro ou outro em que você costuma andar. A plateia fará o mesmo. Uns imaginarão um Corsa de acrílico, outros um Pálio, outros um Corolla e assim por diante. Isso acontece porque todo mundo converte palavras em imagens. Mas, ao fazer isso, o público pode “viajar na maionese” e perder todas as informações restantes sobre o carro. Porém, se o empresário falar do carro e mostrar a imagem do modelo que inventou, vai limitar a imaginação do público, impedindo essas diversas e diferentes interpretações.

 

Imagens, gráficos, ilustrações, áudios, vídeos e tantos outros recursos audiovisuais servem para garantir a transmissão de conceitos precisos em apresentações profissionais. Cada slide deve ter a soma de palavras e imagens que se completam, mostrando uma unidade certeira.

 

Além disso, as imagens também servem de auxílio ao apresentador, mesmo que ele domine o assunto e já tenha feito a mesma apresentação diversas vezes. No caso do empresário, por exemplo, ele pode se atrapalhar nos benefícios do uso do acrílico ou nas vantagens para o consumidor. Mas, se o slide mostrar uma imagem precisa, com plena relação com o que ele está falando, o empresário vai se orientar novamente e dar continuidade à apresentação sem grandes problemas.

 

Para isso, é preciso definir uma mensagem principal para cada slide. Inserir diversas mensagens em um mesmo slide pode atrapalhar a compreensão do público, assim como atrapalhar o apresentador caso ele se perca em determinado ponto da apresentação.

 

FICA A DICA

 

É muito importante também atentar-se à capa e, no caso de eventos comerciais ou empresariais, a um slide de descanso. O slide de descanso é exibido quando a plateia ainda está se acomodando e dá só um pequeno insight sobre a apresentação, como um logotipo, por exemplo. Já a capa tem um quê a mais, pois além do logo ainda vem acompanhada de um slogan, que diz exatamente o assunto que a apresentação abordará. Ela não precisa necessariamente vir logo após o descanso.

Voltando ao executivo: se ele achasse apropriado, poderia fazer uma breve introdução sobre as utilidades do acrílico antes se apresentar o seu produto. Neste caso, a capa viria como um desfecho dessa introdução.


 

Avenida Angélica, 2447 | 12º andar | Higienópolis, São Paulo, SP