Como conquistar e manter a satisfação do cliente

Por Carla Jaróla, 13 de março de 2019.

Estamos em uma era de alta competitividade, na qual se diferenciar passa a ser um requisito essencial. Seja com apresentações empresariais que surpreendam ou mesmo com o seu produto, é necessário ir além não somente para conquistar, mas também para manter seus clientes.

Sabe aquele famoso jargão “conquistar o cliente é fácil, difícil é mantê-lo”? Ele faz total sentido. Philip Kotler, o escritor considerado “pai do marketing”, diz em sua obra “Marketing 4.0” que uma empresa pode perder até 80% de sua clientela muito insatisfeita, mas apenas 10% dos que estão satisfeitos e somente 2% daqueles que estão muito satisfeitos.

Ou seja, fidelizar clientes deve ser tão ou até mais importante que conquistá-los e para isso, toda uma cadeia de serviços deve ser considerada, desde a prospecção até a finalização, contando com o atendimento e a execução. Mas como criar esse relacionamento de parceria? É o que mostro a seguir:

– Conhecer o cliente

Já falamos em posts anteriores que conhecer bem seu cliente é um requisito básico. Aqui vale também acompanhar suas redes sociais, seu relacionamento com o público e o posicionamento do seu cliente.

A partir daí, estude seus pontos positivos e negativos, além de como você pode ajudar em cada um deles. E mostre a ele a importância de responder comentários de forma personalizada e solucionar as reclamações, já que o público volta a fazer negócios quando se sente acolhido e atendido.

– Ser gentil e saber ouvir

Aquelas pequenas gentilezas e o cuidado em saber ouvir o outro fazem toda a diferença. Um tom de voz tranquilo e simpático no atendimento, o sorriso, as famosas palavrinhas “por favor” e “obrigada” podem parecer atitudes simples, mas ficam na memória de seus clientes.

– Praticar a empatia

Ou seja: coloque-se no lugar do público do seu cliente. O atendimento deve estar totalmente alinhado, pois é ele quem receberá e irá fazer o “filtro” das reclamações ou solicitações. Quanto mais munido de informações e preparo ele estiver, mais eficaz será seu trabalho.

Mantendo essas três práticas constantes, será mais fácil manter clientes por perto, com grandes possibilidades de eles estarem satisfeitos. E de o seu cliente ter muito mais sucesso em seus negócios.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu