Postado em 20/03/2015 por Kings

Uma boa apresentação comercial, assim como um filme, uma série de TV ou uma novela, começa por um bom roteiro – um caminho com começo, meio e fim -, para transmitir uma mensagem.

Se bem feito, o roteiro torna o apresentador, seja ele sério ou mais extrovertido, em um contador de histórias, digno de ser comparado ao Forrest Gump.

O processo de criação dos slides só se dá após esse caminho estar devidamente traçado e sinalizado. Uma apresentação de Power Point começa pelo Word, ou até por meio de uma simples folha de papel, em um processo exatamente igual ao de filmes, séries e novelas.

O roteiro deve ser dividido em três etapas. Confira quais são:

Etapa 1

Para começar, respondemos a duas perguntas: qual a mensagem principal que o cliente quer passar? Quais são as mensagens secundárias, que darão apoio à principal?

Imagine que o executivo do departamento de marketing de uma empresa queira apresentar à sua equipe o planejamento do próximo ano, com diversas metas e muitos objetivos empresariais e comerciais.

No entanto, a mensagem principal é: “queremos reduzir custos”. Partindo desta resposta, teremos as mensagens secundárias, que englobam os processos para reduzir custos e os benefícios que eles gerarão. Ou seja, os argumentos a favor da mensagem principal.

Etapa 2

Esta é a etapa em que definimos um slogan. Ele, por si só, já resume toda a apresentação empresarial: “Menos custos por mais resultados”.

Vale a pena se esforçar um pouco mais e criar um slogan interessante de maior impacto, já que, entre todo o conteúdo que apresentador abordará, este é ponto mais forte e que deverá ser memorizado pela audiência.

Etapa 3

É a hora de começar a estruturar o raciocínio, definindo quais mensagens estarão no início, no meio e no fim da apresentação em Power Point. É como se listássemos, de forma lógica, as ideias para que cheguemos a uma conclusão.

Durante essa etapa, definimos também os recursos narrativos que utilizaremos em cada slide, como: metáforas, analogias, questionamentos, provocação, entre outros.

Etapa 4

Após as três primeiras etapas, chegamos ao momento de inserirmos o conteúdo de cada slide, contando com o texto e a direção de arte.

Como conteúdo, consideramos os dados, números, cases e todas as informações que sejam relevantes e se tornem os pilares às mensagens do roteiro. Mas lembre-se: esse conteúdo deve ser de extrema importância e precisa ser conciso, objetivo e também consistente.

Etapa 5

Por fim, é hora de considerar a adequação da linguagem, sempre facilitando a compreensão da sua mensagem. Lembre-se de utilizar termos que seu público conheça e que utilize no dia a dia, evitando também o “encher linguiça” (como dito neste post).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this