Como vencer o medo de falar em público em uma apresentação de negócios

Por Carla Jaróla, 12 de setembro de 2018

Já falamos algumas vezes aqui que treinar é uma das melhores formas de se preparar para uma apresentação corporativa. Mas e quando a ideia de falar em público já te causa arrepios?

O medo de falar em público não é algo que acontece somente com você. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Chapman, 25% dos entrevistados sofrem mais ao ter que se apresentar, por exemplo, que ao lidar com animais perigosos.

Se você se identifica com o caso, fique de olho nas dicas que trago hoje. Coloque-as em prática e adquira muito mais confiança para mostrar aquela apresentação importante:

  • Planeje-se:

Você sabe o que e para quem irá apresentar? Mesmo as pessoas mais experientes podem sofrer algum desconforto quando não planejam a apresentação, ainda mais para um tema que elas não dominam tão bem.

Por isso, vale analisar o público para quem você irá se apresentar e seu objetivo com este encontro. Faça esse exercício: analise o foco da sua apresentação e o melhor momento para mostrar aquele conteúdo que será decisivo para conquistar sua audiência ou proporcionar novos negócios.

Além de ensaiar, conhecer muito bem o tema também faz com que você se torne ainda mais confiante e consiga se expressar melhor (e evita improvisos, como falamos aqui).

  • Assuma o nervosismo:

Não há mal algum em reconhecer que está nervoso. Certa dose de nervosismo faz com que possamos mostrar o melhor de nós quando lidamos com um desafio.

Ao aceitar, você já consegue reduzir seu grau de ansiedade. Isso porque enquanto negamos, mais o nervosismo se intensifica. E aí, caro leitor, tudo se torna mais difícil.

  • Fique de olho em sua postura:

Ela revela muito sobre o grau de nervosismo que enfrentamos. Por isso, lembre-se de sorrir, fazer contato visual, inclinar-se levemente para frente, apertar as mãos com firmeza e manter uma postura expansiva.

Estes pequenos gestos transmitem a sensação de poder e confiança para si mesmo e terão reflexo no público que acompanhará a apresentação. As pessoas “compram” mais ideias quando confiam e se identificam com o apresentador.

Agora é com você, leitor. Vá para a frente do espelho e pratique. Preste atenção nestes pequenos detalhes e aumente suas chances de sucesso ao se apresentar em público.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this