Comunicação em tempos de Dispersão

Postado em 17/07/2018, por Sergio Auerbach

Hoje, na era da Internet, Redes Sociais, mobile devices e toda a tecnologia disponível, todos nós, que vivemos no ambiente corporativo, possuímos um grande desafio.

Esse desafio é derrotar a dispersão.

Dispersão? Estou me referindo ao o hábito das pessoas do Século XXI de não prestarem atenção a nada que não seja a tela do seu celular…

Quem precisa fazer apresentações corporativas com frequência provavelmente já notou o quão difícil é reter a atenção das pessoas em uma reunião.

5 minutos

10 minutos

30 minutos

1 hora inteirinha….

Quanto tempo, em meio a um daqueles PPT´s tradicionais, as pessoas conseguem ficar sem consultar o celular ou alguma tela equivalente?

Muito pouco tempo, dirá você. Reter a atenção é um desafio da modernidade.

O porque isso acontece já foi exaustivamente debatido: não conseguimos desgrudar do celular por muito tempo por inúmeras razões. Virou um vício global.

E é aí que você precisa fazer mágica: seu conteúdo deve estar mais interessante do que aquele na tela do celular das pessoas. Simples assim.

Sua apresentação concorre com uma infinidade de coisas que a pessoa, sentada na audiência, de posse de um celular ou tela com acesso à internet, tem à disposição: grupo da família, noticias, previsão do tempo, e-mails do chefe urgentes, fotos, links, artigos, gif… Memes!

A única maneira de você conseguir adesão é levando um conteúdo realmente inspirador para a audiência e que cative quem está assistindo.

E, para fazer isso, você precisa sair do óbvio.

Gráficos?

Tabelas?

Resultados?

Projeções?

Estratégia?

Tudo isso deve e precisa ser apresentado em ambientes corporativos em contextos de negócios.

Você vai se diferenciar no como apresentar esses dados.

Já há alguns anos, empresas de diversos segmentos perceberam que existem algumas técnicas, e não mágicas, para apresentar conteúdos de forma diferente e interessante para a audiência.

A seguir, listo algumas dicas para combater a dispersão na próxima vez que for a sua vez de encarrar uma plateia com mais de um celular per capita.

Todas essas dicas são utilizadas por nós aqui na Kings quando produzimos apresentações corporativas que tragam resultados para nossos clientes.

  • Invista numa história que conecte com sua audiência

As histórias, especialmente de superação de adversidades, nos aproximam das pessoas.

  • Surpreenda a audiência com reviravoltas e finais inesperados

Você não precisa nem deve ser linear na sua narrativa, tente surpreender sempre.

  • Contextualize com um cenário próximo da realidade das pessoas

Ao aproximar o contexto do dia a dia da audiência, você gera conexão com seu público.

  • Capriche no visual para gerar encantamento

Não apenas a narrativa, mas o visual impactante aumenta muito as chances de você impressionar quem está assistindo você.

  • Traga mensagens fortes, porém simples de serem assimiladas

As pessoas dificilmente vão se lembrar de todos os dados e informações, mas se você deixar bem claro qual a mensagem central e o sentimento elas certamente guardarão.

  • Tenha total domínio do conteúdo da sua apresentação

A única maneira de você ter uma performance acima da média é dominando o seu próprio conteúdo, assim você está apto a entregar sua narrativa completa e a improvisar.

Compartilhar

Fechar Menu