5 dicas para você não deixar passar nenhum erro ortográfico na sua apresentação comercial

Postado em 04/03/2013 por Kings

Se você demorou a compreender o erro da frase acima ou ainda não o encontrou, leia as cinco dicas a seguir e evite passar por saias justas na hora da apresentação para negócios por causa de um “simples” erro ortográfico:

1) Sempre que puder, imprima

A principal vantagem de corrigir o texto impresso é que você evita distrações e lê o conteúdo do começo ao fim para, depois, corrigir tudo.

Em editores de texto, é quase impossível resistir à tentação de realizar correções imediatas, o que dificulta a compreensão do contexto do que você está lendo.

2) Leia absolutamente tudo
Parece óbvio, mas não é. Sempre há trechos, nomes ou outras informações que podem conter erros. Leia tudo, da primeira palavra à miúda nota de rodapé.

3) Leia sílabas, não palavras
Talvez seja a dica mais fundamental dos revisores.

De aorcdo cmo uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, noã ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é qeu a piremria e útmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe sre uma bçguana ttaol, qeu vcoê anida pdoe lre sme pobrlmea. Isso aoncetce poqrue nós noã lmeos cdaa ltera isladoa, msa a plravaa cmoo um tdoo.

Não caia nessa pegadinha!

4) Não apague versões intermediárias
Quem já perdeu ideias preciosas sabe disso. Salve o mesmo documento com numerações para diferentes versões e alterações. Nunca se sabe quando aquela frase jogada ali ou a palavra perdida aqui serão úteis.

5) Se a compreensão estiver difícil, reescreva
Muitas vezes, o trabalho de reescrever uma frase, um parágrafo ou mesmo um trecho extenso é menor do que o de se esforçar para corrigir ou remendar algo que não está bom.

Ou seja, ao escrever um texto, crie o hábito de revisá-lo – e salvá-lo – com frequência. A cada nova investida, você perceberá que a qualidade estará cada vez maior, assim como o seu conhecimento sobre o tema.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this