O que é uma persona e qual sua importância na comunicação?

Por Carla Jaróla, 10 de abril de 2019.

Quem está no mercado de apresentações ou da comunicação em geral, sabe que a persona (ou buyer persona) é uma peça importante na criação de produtos e serviços. Mas o que seria uma persona?

É a representação fictícia do seu cliente, criada com base em dados reais sobre as características dele, com histórias pessoais, desafios e objetivos.

O conceito foi definido pelo designer e programador Alan Cooper, em 1.998, indo além do público-alvo, para segmentar melhor o público e facilitar o consumo.

O que constitui uma persona?

Entre as informações que ajudam a desenvolver a persona, estão:

  • Idade e gênero;
  • Classe social e formação;
  • Trabalho e cargo;
  • Uso de redes sociais e o que faz em seu tempo livre;
  • Se tem filhos e muitos outros detalhes.

É importante saber que personas são criadas após pesquisas, dados de bancos e instituições oficiais. Ou seja, nada de suposições.

Persona x público-alvo

Muitos podem confundir os dois termos, mas eles têm suas diferenças:

  • Público-alvo: com definição ampla, número maior de pessoas e dados geográficos. Aqui não nos referimos a alguém em específico, nem dos hábitos do comprador.
  • Persona: tem perfil definido e bem detalhado, informações sobre hábitos, comportamento e atividades. É a persona quem retrata o consumidor final.

Ou seja, o público-alvo é um grupo mais abrangente, para quem seu cliente vende os produtos e serviços, enquanto a persona é a representação humanizada dele.

Por que criar uma persona?

Esse recurso é bastante útil, pois ajuda a determinar o conteúdo a ser utilizado para atingir o público, o tom de voz ideal, tópicos a serem abordados e as estratégias a apresentar.

Quanto melhor a persona for criada, mais personalizado seu produto será. Assim, você oferece ao cliente experiências completas, possibilitando maior consumo e a fidelização. Quer ajuda para encontrar a persona ideal? Conte com a nossa equipe também.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this