Os 10 Mandamentos

Postado em 30/11/2015 por Kings

Por mais experiente que um profissional possa ser, há um momento crítico para muitos deles: o de falar em público.

Ser o centro das atenções, mesmo que durante alguns minutos, é o suficiente para tirar o sono da maior parte das pessoas. E algo que pode resultar em frustração, tanto do apresentador, como também do público.

Nós, da Kings Apresentações, não somente sabemos o que fazer para ter uma apresentação de sucesso, mas também o que não fazer. E é este o conteúdo que compartilharemos hoje. Fique de olho:

1 – Não esquecerás do roteiro

Problema:

Um dos erros mais comuns e cometidos pelos profissionais é o da escrita em excesso. Isso pode tornar a apresentação cansativa, desconexa e repetitiva, fazendo com que o a atenção do público disperse.

Dica da Kings:

Antes de abrir o Power Point, responda à duas perguntas: qual a mensagem principal que pretendo passar? Quais são as mensagens secundárias, que trarão suporte à principal? A partir destas respostas, você poderá dar início a criação de sua apresentação.

2 – Não ignorarás teu público-alvo

Problema:

Você conhece os interesses do público da sua apresentação de negócios? Sabe se ela irá atingi-los em cheio?

Dica da Kings:

Uma boa apresentação criará uma conexão com os espectadores e prenderá sua atenção até o final. Conheça os interesses do público-alvo e encontre um exemplo que se encaixe em seu universo.

3 – Não exagerarás na quantidade de slides

Problema:

Uma apresentação para empresas que é longa, com slides que não fazem sentido, nem tragam o conteúdo essencial a ser apresentado, contém o famoso “encher linguiça”.

Dica da Kings:

Não há um número fixo ou uma fórmula secreta, mas os slides devem ser coerentes e conter as informações necessárias para o público. Lembre-se: menos é mais.

4 – Não abusarás das cores

Problema:

As cores da sua apresentação se parecem com o estilo chamativo dos anos 80 e 90? Os tons não combinam e tiram a atenção do público-alvo?

Dica da Kings:

Cores gritantes e que não combinam entre si podem tornar a apresentação profissional agressiva. Prefira tonalidades que contrastem e use o bom senso.

5 – Não demorarás para impactar

Problema:

Deixar a informação de impacto ou o melhor para o final possibilita que, quando este momento chegar, você seja o único presente na sala.

Dica da Kings:

Apresente-se e, em seguida, inicie sua apresentação. Gere a curiosidade no público e conquiste-o logo nos primeiros minutos. Durante a apresentação, traga informações de sustentação, como os detalhes do conteúdo.

6 – Não usarás sua apresentação como “muleta”

Problema:

Apresentador que somente lê os slides torna a apresentação monótona e cansativa. Quando ele somente repete os conteúdos, sua presença se faz desnecessária.

Dica da Kings:

Apresentador não é locutor. O que o diferencia são as possibilidades de interagir, dinamizar, interpretar e transmitir o conteúdo de forma clara, simples e objetiva.

7 – Não se descontrolarás

Problema:

Falar em público é difícil? O que você faz para lidar com a insegurança? Gaguejar, uma fala muito rápida ou lenta e a sua postura podem demonstrar essa insegurança.

Dica da Kings:

Busque o desenvolvimento. Faça cursos de oratória e comunicação verbal, além de livros e vídeos que podem te ajudar a ganhar mais confiança para se apresentar.

8 – Não destacarás palavras em vão

Problema:

Destacar muitas palavras na mesma frase impede que o público compreenda qual delas é a mais importante. Na sua apresentação, quais são elas?

Dica da Kings:

Use o negrito, o sublinhado ou o colorido com inteligência e faça o público visualizar o que é relevante. Aqui também vale a dica das cores, que mencionamos no tópico 4.

9 – Não serás incoerente em sua apresentação

Problema:

Humor é sempre bem-vindo em uma apresentação e todos gostam. Mas isso não significa inserir vídeos engraçados ou algo que não tenha relação com o tema.

Dica da Kings:

Surpreender a audiência é ótimo, desde que a surpresa seja boa. O momento divertido está relacionado ao tema? Em caso negativo, evite o recurso. Se estiver, não exagere.

10 – Não esquecerás a revisão final

Problema:

Tem certeza de que a apresentação está 100%? Todas as imagens estão diagramadas, os gráficos com dados corretos e não há erros de português?

Dica da Kings:

Confira erros ortográficos, espaços em branco, animações e diagramação. Não revisar pode fazer com que você surpreenda o público. Da forma inadequada.

Curta a nossa página no Facebook e confira como ter uma apresentação de sucesso.

Compartilhar

Fechar Menu