voltar

Os 10 Mandamentos

Postado em 30/11/2015 por Kings

Por mais experiente que o profissional seja, existe um momento que ele sua frio, fica com a boca seca e com as mãos trêmulas: a hora de falar em público. Ser o centro das atenções durante alguns minutos, tira o sono da maioria das pessoas, independente do cargo que ocupam. E este nervosismo pode resultar em frustração; tanto do apresentador quanto do público. Mas este não é o único problema. Muita gente tem suas regras de como fazer uma apresentação de sucesso. Nós da PPT King, além de sabermos o que fazer, também sabemos o que não fazer ao montar uma apresentação. E para provar que somos muito legais, daremos algumas dicas do que NÃO FAZER.

1 – NÃO ESQUEÇERÁS O ROTEIRO

Abrir o Power Point e escrever como se não houvesse amanhã é o primeiro erro e talvez o mais cometido por profissionais. A chance de sua apresentação ficar desconexa, repetitiva e com aquela sensação de “está faltando alguma coisa” é tão grande quanto a de alguém fizer a piada do “pacumê” quando o pavê de Natal for servido.

Dica PPT KING: Para começar e estruturar o raciocínio, respondemos duas perguntas: qual a mensagem principal que você quer passar e quais são as mensagens secundárias, que darão apoio à principal? Partindo destas respostas, vêm as mensagens secundárias e os argumentos a favor da mensagem principal.

2 – NÃO IGNORARÁS TEU PÚBLICO-ALVO

Fazer uma apresentação sem conhecer os interesses da audiência pode ser uma tática arriscada. Você tem certeza que sua apresentação vai atingi-los em cheio? Uma boa apresentação conecta-se com o público e prende a atenção até o final. Para isso, é necessário conhecer os interesses de quem vai assisti-la. Um exemplo bem encaixado no universo da audiência, vale ouro.

3 – NÃO EXAGERARÁS NA QUANTIDADE DE SLIDES

Não existe um número mágico, uma fórmula secreta, um logaritmo especial para definir a quantidade de slides. Porém, é necessário que todos os slides façam sentido e tenham conteúdo essencial para a apresentação. Sinceramente, você sabe quando está enrolando e “enchendo linguiça” em sua apresentação. O que talvez você não saiba e que nós gostaríamos que você soubesse é que, sim, o público também sabe quando você está enrolando.

4 – NÃO ABUSARÁS DAS CORES

Poucas coisas são tão agressivas visualmente quanto uma apresentação cheia de cores gritantes e tons que não combinam. Sua combinação está com aquele estilo gritante dos anos 90? Então é hora de usar seu bom gosto e proporcionar ao público um visual convidativo e cheio de estilo em sua apresentação. Combine cores que contrastem e seja feliz!

5 – NÃO DEMORARÁS PARA IMPACTAR

Já ouviu aquela máxima que diz que “a primeira impressão é a que fica”? O sucesso da apresentação depende bastante da forma que ela inicia. Caso você opte por deixar o melhor para o final, pode ser que quando ele chegar, você esteja sozinho na sala. Apresente-se e, logo em seguida, comece sua apresentação deixando o público curioso, instigado e conquiste a atenção de todos nos primeiros minutos.

6 – NÃO USARÁS SUA APRESENTAÇÃO COMO “MULETA”

Poucas coisas são mais entediantes que um apresentador que apenas lê os slides, tirando completamente a dinâmica da apresentação. Apresentador não é locutor e quando ele apenas lê o texto, sua presença se faz completamente desnecessária. O que diferencia o apresentador do locutor são as possibilidades de dinamizar, interpretar e transmitir o conteúdo ao público de forma clara, objetiva e direta.

7 – NÃO SE DESCONTROLARÁS

Falar muito rápido, muito devagar, gaguejar, abusar dos “ehhhh”s e “hummm”s e ficar se balançando como um guarda de transito, são, na maioria das vezes, sintomas de insegurança. Falar em público é difícil para você? E o que você já fez para remediar esta questão? Atualmente, existem diversos cursos de oratória e comunicação verbal e livros que podem ajudar você a driblar este incomodo problema. Desenvolva-se, amigo.

8 – NÃO DESTACARÁS PALAVRAS EM VÃO

Em toda apresentação, existem momentos que devem ter um destaque maior. Diversas ferramentas são utilizadas para isso: o negrito, o colorido, o sublinhado. Porém, devem ser usados com inteligência e parcimônia. Quando você destaca muitas palavras em uma mesma frase, não é possível distinguir qual é a mais importante. Destaque apenas o que é relevante em sua apresentação.

4

9 – NÃO SERÁS INCOERENTE EM SUA APRESENTAÇÃO

Todo mundo gosta de um toque de humor. Isso é fato. Porém, como dizia sua avó, “tudo tem sua hora e lugar, filho”. Você não gostaria de ouvir uma piada em um velório, certo? Então, aqueles vídeos engraçados, fotos divertidas e sacadas geniais, se não tiverem conexão com o tema, devem ser evitadas. Surpreender a audiência é ótimo, desde que seja uma surpresa boa.

Por exemplo: o Neymar joga muito, parece ser um cara bacana, mas o que ele tem a ver com este texto?

Pois é…

10 – NÃO ESQUECERÁS A REVISÃO FINAL

Um rei já disse uma vez “detalhes tão pequenos são coisas muito grandes para esquecer”. Tudo parece perfeito, você já ouve as palmas do público, mas tem certeza que tudo está 100%? Um erro pode jogar sua apresentação pelo ralo. Erros ortográficos, espaços em branco, imagens sem diagramação, gráficos ou informações com dados incorretos, tudo isso impacta o público de maneira extremamente negativa.

Essas são as dicas da PPT King para que sua apresentação seja um sucesso. Curta nossa página no Facebook e saiba mais sobre apresentações de sucesso!


 

Avenida Angélica, 2447 | 12º andar | Higienópolis, São Paulo, SP