Saiba vencer os imprevistos em apresentações de negócios

Por Carla Jaróla, 29 de agosto de 2018

Você tem o melhor conteúdo, a apresentação de negócios que vai criar impacto e o público ideal, mas quando chega o momento de clicar no “play” ou começar a falar, tudo muda: o arquivo não abre, computador trava, discurso some da sua mente…

Não importa seu grau de experiência, estar preparado para imprevistos é sempre importante. Me lembro de uma professora que sempre me dizia: “Pense que tudo vai dar errado. Assim, você se prepara e cria alternativas”. E faz sentido!

Quando somos pegos de surpresa, nem sempre temos tempo ou a reação ideal e deixamos o nervosismo transparecer. Porém, com algumas práticas, a probabilidade de riscos se torna menor.

Por isso, hoje trago algumas dicas para você praticar o autocontrole e minimizar imprevistos:

  • Ensaie

Já falamos algumas vezes (como aqui) da importância de que ensaiar e se preparar. Antes de subir ao palco ou começar sua apresentação corporativa, planeje cada passo.

  • Pratique a empatia

Coloque-se no lugar do público, imagine as perguntas que poderão surgir e prepare as respostas. Evite o discurso decorado, aproximando sua fala de uma conversa e mantendo a espontaneidade.

  • Desconstrua a ordem da apresentação

Memorize todo o conteúdo, fora de ordem. Caso alguém faça uma pergunta inesperada, será mais fácil respondê-la, no mesmo momento e de forma convincente, antes de retomar o assunto.

  • Seja pessimista

Quando comentei da minha professora, lá no início do post, foi porque imprevistos acontecem e impactam no tempo da apresentação. Pense em tudo de ruim que possa surgir e planeje-se mentalmente para superar cada obstáculo.

  • Responda rápido

E não com a primeira ideia que lhe vier à mente. Se estiver bem preparado, você trará a melhor resposta. E nada de inventar respostas.

  • Use equipamentos de confiança

Teste os equipamentos, inclusive os cabos. Alinhe com fornecedores de confiança para levar itens extras também. Lembre-se de atualizar softwares e hardwares antes da apresentação.

Agora, sim, você pode vencer os imprevistos com muito mais confiança e preparo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this