Saiba vencer os imprevistos em apresentações de negócios

Por Carla Jaróla, 29 de agosto de 2018

Você tem o melhor conteúdo, a apresentação de negócios que vai criar impacto e o público ideal, mas quando chega o momento de clicar no “play” ou começar a falar, tudo muda: o arquivo não abre, computador trava, discurso some da sua mente…

Não importa seu grau de experiência, estar preparado para imprevistos é sempre importante. Me lembro de uma professora que sempre me dizia: “Pense que tudo vai dar errado. Assim, você se prepara e cria alternativas”. E faz sentido!

Quando somos pegos de surpresa, nem sempre temos tempo ou a reação ideal e deixamos o nervosismo transparecer. Porém, com algumas práticas, a probabilidade de riscos se torna menor.

Por isso, hoje trago algumas dicas para você praticar o autocontrole e minimizar imprevistos:

  • Ensaie

Já falamos algumas vezes (como aqui) da importância de que ensaiar e se preparar. Antes de subir ao palco ou começar sua apresentação corporativa, planeje cada passo.

  • Pratique a empatia

Coloque-se no lugar do público, imagine as perguntas que poderão surgir e prepare as respostas. Evite o discurso decorado, aproximando sua fala de uma conversa e mantendo a espontaneidade.

  • Desconstrua a ordem da apresentação

Memorize todo o conteúdo, fora de ordem. Caso alguém faça uma pergunta inesperada, será mais fácil respondê-la, no mesmo momento e de forma convincente, antes de retomar o assunto.

  • Seja pessimista

Quando comentei da minha professora, lá no início do post, foi porque imprevistos acontecem e impactam no tempo da apresentação. Pense em tudo de ruim que possa surgir e planeje-se mentalmente para superar cada obstáculo.

  • Responda rápido

E não com a primeira ideia que lhe vier à mente. Se estiver bem preparado, você trará a melhor resposta. E nada de inventar respostas.

  • Use equipamentos de confiança

Teste os equipamentos, inclusive os cabos. Alinhe com fornecedores de confiança para levar itens extras também. Lembre-se de atualizar softwares e hardwares antes da apresentação.

Agora, sim, você pode vencer os imprevistos com muito mais confiança e preparo.

Compartilhar

Fechar Menu