O que torna uma comunicação mais assertiva?

Por Carla Jaróla, 7 de novembro de 2018.

Muitas pessoas são consideradas grandes oradores. Alguns deles também podem ser lembrados como importantes líderes. Seja na História, na comunicação ou no ambiente corporativo, algo une esses nomes da Humanidade: eles são ótimos comunicadores.

Isso significa que eles entendem a importância de transmitir mensagens e visões que as pessoas se identifiquem. Eles reconhecem a sua missão e sabem o que devem fazer para que a mensagem chegue corretamente ao seu público.

Se reparar, você verá que os principais oradores respeitam às seguintes características:

– Respeito ao público

Saber se comunicar no momento e lugar certo nem sempre é fácil. Como você fala com o público, o que escolhe dizer ou não, saber se adaptar às diferentes audiências traz mais sucesso a um discurso.

– Saiba ouvir

Precisa comunicar más notícias? Preste atenção ao ambiente e ao comportamento das pessoas. Ouvir é sempre uma habilidade tão ou mais importante que falar e em alguns casos, quanto menos, melhor.

Pratique a empatia

Essa famosa palavra também se aplica aqui. Quando você se coloca no lugar do outro, você não somente o escuta melhor, como o compreende. Por isso, seu discurso é mais direcionado e eficaz.

– Lembre-se que todos cometem erros

Somos humanos, erramos e acertamos. Tenha a humildade de ouvir e admitir seus erros, analisar suas causas e aprender com eles. Busque alternativas e mostre que você merece outra oportunidade.

– Atenção ao que você diz e ao que não diz:

Aproveitando o tópico anterior: seja sempre claro com todos e crie uma harmonia com seu público. Você irá perceber que há momentos para ser mais descontraído e para ser sério.

– Evite o constrangimento

Piadas desagradáveis, intimidação, agressividade e qualquer outra forma com que seu público se sinta desconfortável devem ser totalmente desconsideradas. Mas isso você já sabe, certo?

– Tenha jogo de cintura

Já comentamos aqui sobre lidar com imprevistos. E continua o conselho de ter uma atitude positiva. Mesmo quando tudo parece dar errado, ser positivo faz com que fidelize o público e seja admirado por ele.

Como você pode perceber, para ser um grande comunicador é preciso estar sempre atento à forma de transmitir uma mensagem. Mas que tal adotar essas práticas para a vida? Depois, conte aqui o resultado!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this