Por Carla Jaróla, 12 de junho de 2019
Feche os olhos e responda rápido: quais são as cores da logomarca do McDOnald’s, do Facebook e do Google? Todas elas nos fazem associá-las às marcas, seus produtos e às experiências.
Para que estas empresas chegarem a esse resultado, houve muito estudo e o uso da psicologia das cores, uma ciência que estuda como o cérebro identifica e transforma as tonalidades em sensações.
No universo dos negócios – e das apresentações –, trata-se de uma ferramenta que auxilia na aproximação com o público e gera emoções, aumentando o engajamento, alcance e a compra ou venda.
E o que cada cor significa? É o que você conhece a seguir:
– Azul: representa suavidade e sensação de paz. Estimula a produtividade e expressa sucesso.
– Vermelho: aqui é o contrário, falamos de algo quente, dinâmico e instantâneo. Já reparou que placas e anúncios importantes tendem a trazer tons vermelhos?
– Amarelo: junto com o vermelho, abre o apetite (lembre-se das redes de fast food). Sozinho demonstra acolhimento, otimismo e até transparência.
– Verde: repare que muitos hospitais e empresas de higiene e limpeza fazem uso da cor. Ela traz a sensação de relaxamento e equilíbrio.
– Roxo: mistério, nobreza e luxo são significados associados à essa tonalidade. Empresas de beleza e do segmento mais premium tendem a utilizá-la.
– Laranja: energia, calor, mudança… Muito comum em empresas que lidam com a criatividade e inovação.
– Prata/cinza: formalidade, conservadorismo, segurança. Indústrias e o setor automobilístico fazem constante uso da cor.
– Preto: segue a linha de poder, elegância e até mesmo algo sombrio e pesado. Bandas de rock associam sua imagem à cor preta.
– Branco: enquanto hospitais e prontos-socorros utilizam o verde, instituições que cuidam da saúde mental preferem o branco, que representa pureza e paz.
Quando observar os materiais de uma empresa, lembre-se da psicologia das cores. E, para criar a apresentação e a logomarca do seu negócio, conte com o nosso time de especialistas, que vão desenvolver a melhor solução.