Postado em 31/01/2014 por Kings

Para que a sua apresentação empresarial tenha o máximo de eficiência e sucesso, você precisa utilizar bem os recursos audiovisuais que tiver em mãos. Isso não quer dizer que você deva se apoiar neles, usando-os como muleta.

Imagens, gráficos, animações, vídeos e outros tantos recursos disponíveis são grandes aliados do apresentador mas devem ser utilizados com sabedoria e criatividade, pois assim como podem tornar uma apresentação profissional mais dinâmica e interessante, têm poder para tirar o foco do público, transferindo-o única e exclusivamente para os recursos utilizados.

Antes de qualquer coisa, para não cair nessa cilada, lembre-se: o melhor recurso audiovisual que existe é o próprio apresentador, com sua fala, seus gestos, conhecimentos e desenvoltura. Nenhum recurso pode substituir o talento.

Sua postura, entonação de voz e gesticulação valem mais do que qualquer imagem, gráfico ou vídeo. Você é o protagonista. Os recursos, coadjuvantes. Tendo isso em mente, fica mais fácil tirar todo proveito possível dos recursos audiovisuais nas apresentações de Power Point. Mas para utilizá-los, fique atento a estas questões:

  • Qual é seu público?

Leve em consideração a quantidade de participantes, sua faixa etária, o grau de escolaridade, entre outros detalhes, ao escolher os recursos a serem utilizados.

  • Como é o local da apresentação comercial?

Qual seu tamanho? Quais os recursos técnicos disponíveis? Em quais momentos devo utilizá-los? Como eles irão me ajudar?

  • Escolhi recursos que são indispensáveis? Os organizei na melhor sequência?

Respondidas as perguntas, é hora de testar. Simule o uso dos equipamentos, teste-os com antecedência e confira se a sua fala está em sincronia com o uso dos recursos. Crie também um plano B, caso ocorra algum imprevisto.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this