Postado em 20/06/2015 por Kings

O que vem à sua mente quando você ouve o nome de um lugar, como Nova Iorque? Provavelmente os monumentos históricos, os prédios ou a movimentação das pessoas… Isso acontece porque nosso cérebro converte palavras em imagens.

Imagine essa mesma situação em uma apresentação para negócios. Ao mesmo tempo em que o público pode imaginar a Times Square, por exemplo, pode ir além e se perder em meio a tantas informações.

Mas se o apresentador, ao falar da cidade, mostrar a Times Square, ele faz com que a audiência mantenha a imaginação somente naquele local, impedindo que eles tenham interpretações diversificadas ou passem a imaginar outras situações.

Recursos audiovisuais como imagens, ilustrações, gráficos, áudios e vídeos, entre outros, são ótimas ferramentas para transmitir conceitos precisos em apresentações profissionais. Eles devem ser somados às palavras, para que se complementem e traduzam completamente a mensagem.

Imagens também auxiliam o apresentador, mesmo aquele mais experiente. Voltando ao exemplo de Nova Iorque, quem apresenta pode até dispersar sua fala ao mencionar a Times Square para os acontecimentos do local e sua história.

Mas se o slide ilustra exatamente aquele lugar e vai de acordo com o tema proposto, logo o apresentador consegue retomar seu raciocínio e continuar a apresentação sem dificuldades.

Por isso, ter uma mensagem principal definida para cada slide é essencial. O excesso delas em uma única tela atrapalha a compreensão do público e do apresentador, que pode se perder em meio a tanto conteúdo.

Ainda falando em imagens, você já parou para pensar no que vem antes da sua apresentação para negócios? O slide de descanso – para o caso de eventos comerciais e empresariais – e a capa são bons recursos para preparar a audiência.

Já o slide descanso é aquele que se mantém na tela enquanto a plateia se aproxima. Ele deve ser simples, contando com um pequeno insight sobre a apresentação, como a logomarca da empresa.

A capa é algo além. Ela traz o logo e um slogan, que informa exatamente o assunto a ser apresentado. A capa não precisa – obrigatoriamente – vir logo após o slide de descanso, mas é importante que esteja próxima para não haver uma “quebra” de informações.

Para contextualizar: se o apresentador que falava de Nova Iorque quisesse, ele poderia criar uma breve introdução sobre a cidade para, em seguida, falar sobre seu produto ou serviço. Neste caso, a capa seria a responsável pelo desfecho da introdução.

Da próxima vez que criar uma apresentação para negócios, considere uma capa e um slide de descanso. E muito sucesso!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this