O que é uma persona e qual sua importância na comunicação?

Por Carla Jaróla, 10 de abril de 2019.

Quem está no mercado de apresentações ou da comunicação em geral, sabe que a persona (ou buyer persona) é uma peça importante na criação de produtos e serviços. Mas o que seria uma persona?

É a representação fictícia do seu cliente, criada com base em dados reais sobre as características dele, com histórias pessoais, desafios e objetivos.

O conceito foi definido pelo designer e programador Alan Cooper, em 1.998, indo além do público-alvo, para segmentar melhor o público e facilitar o consumo.

O que constitui uma persona?

Entre as informações que ajudam a desenvolver a persona, estão:

  • Idade e gênero;
  • Classe social e formação;
  • Trabalho e cargo;
  • Uso de redes sociais e o que faz em seu tempo livre;
  • Se tem filhos e muitos outros detalhes.

É importante saber que personas são criadas após pesquisas, dados de bancos e instituições oficiais. Ou seja, nada de suposições.

Persona x público-alvo

Muitos podem confundir os dois termos, mas eles têm suas diferenças:

  • Público-alvo: com definição ampla, número maior de pessoas e dados geográficos. Aqui não nos referimos a alguém em específico, nem dos hábitos do comprador.
  • Persona: tem perfil definido e bem detalhado, informações sobre hábitos, comportamento e atividades. É a persona quem retrata o consumidor final.

Ou seja, o público-alvo é um grupo mais abrangente, para quem seu cliente vende os produtos e serviços, enquanto a persona é a representação humanizada dele.

Por que criar uma persona?

Esse recurso é bastante útil, pois ajuda a determinar o conteúdo a ser utilizado para atingir o público, o tom de voz ideal, tópicos a serem abordados e as estratégias a apresentar.

Quanto melhor a persona for criada, mais personalizado seu produto será. Assim, você oferece ao cliente experiências completas, possibilitando maior consumo e a fidelização. Quer ajuda para encontrar a persona ideal? Conte com a nossa equipe também.

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