Manter a atenção da audiência

Postado em 29/07/2017 por Kings

Já falamos por aqui sobre controlar o nervosismo antes do início da apresentação profissional e assim conquistar a atenção do seu público logo nos primeiros slides.

Mas como manter a audiência focada até o fim, sem que ela se distraia com tarefas, o coffee break ou qualquer outra eventualidade?

Para isso, você precisa em mente um roteiro. Ele é o caminho que o seu discurso percorrerá, como uma trilha para você pontuar e enumerar a os tópicos da apresentação empresarial.

Faça com que os tópicos se interliguem de maneira criativa. Um slide deve complementar o outro, gerando na audiência um apetite para saber a continuidade do assunto.

Para isso, use a fórmula do storytelling. O grande segredo é dividir a sua apresentação em 3 partes (começo, meio e fim) e continuar subdividindo essas partes em outras 3. Isso o ajudará a organizar sua linha de raciocínio, tornando a apresentação mais dinâmica e aumentando as chances de a plateia não se distrair facilmente.

Além disso, anote essas 3 dicas importantes:

  • Evite vícios de linguagem: cuidado com o excesso de “né”, “tipo”, “veja bem” e outras expressões. Mantenha o foco no conteúdo a ser apresentado;
  • Cuide de sua expressão corporal: gestos e expressões faciais são ótimos para gerar lembranças na plateia e para facilitar a compreensão do conteúdo. No entanto, cuidado com tiques e cacoetes, para não ocorrer o mesmo caso do vício de linguagem;
  • Planeje a utilização dos recursos audiovisuais: lembre-se que gráficos, imagens, vídeos e outros recursos precisam “conversar” com a apresentação em geral. Quando bem utilizados, eles se tornam ótimos aliados para fixar o conteúdo, facilitar a compreensão e chamar a atenção do público.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Close Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this