Por Carla Jaróla, 12 de setembro de 2018
Já falamos algumas vezes aqui que treinar é uma das melhores formas de se preparar para uma apresentação corporativa. Mas e quando a ideia de falar em público já te causa arrepios?
O medo de falar em público não é algo que acontece somente com você. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Chapman, 25% dos entrevistados sofrem mais ao ter que se apresentar, por exemplo, que ao lidar com animais perigosos.
Se você se identifica com o caso, fique de olho nas dicas que trago hoje. Coloque-as em prática e adquira muito mais confiança para mostrar aquela apresentação importante:
-
Planeje-se:
Você sabe o que e para quem irá apresentar? Mesmo as pessoas mais experientes podem sofrer algum desconforto quando não planejam a apresentação, ainda mais para um tema que elas não dominam tão bem.
Por isso, vale analisar o público para quem você irá se apresentar e seu objetivo com este encontro. Faça esse exercício: analise o foco da sua apresentação e o melhor momento para mostrar aquele conteúdo que será decisivo para conquistar sua audiência ou proporcionar novos negócios.
Além de ensaiar, conhecer muito bem o tema também faz com que você se torne ainda mais confiante e consiga se expressar melhor (e evita improvisos, como falamos aqui).
-
Assuma o nervosismo:
Não há mal algum em reconhecer que está nervoso. Certa dose de nervosismo faz com que possamos mostrar o melhor de nós quando lidamos com um desafio.
Ao aceitar, você já consegue reduzir seu grau de ansiedade. Isso porque enquanto negamos, mais o nervosismo se intensifica. E aí, caro leitor, tudo se torna mais difícil.
-
Fique de olho em sua postura:
Ela revela muito sobre o grau de nervosismo que enfrentamos. Por isso, lembre-se de sorrir, fazer contato visual, inclinar-se levemente para frente, apertar as mãos com firmeza e manter uma postura expansiva.
Estes pequenos gestos transmitem a sensação de poder e confiança para si mesmo e terão reflexo no público que acompanhará a apresentação. As pessoas “compram” mais ideias quando confiam e se identificam com o apresentador.
Agora é com você, leitor. Vá para a frente do espelho e pratique. Preste atenção nestes pequenos detalhes e aumente suas chances de sucesso ao se apresentar em público.