Por: Juliano Pupo
Como a comunicação pode promover a cultura organizacional?
Muitos dos principais desafios das organizações estão relacionados com a dificuldade de encontrar, capacitar e manter bons funcionários em seus quadros. Empresas de todos os segmentos lutam contra altos índices de turnover, e, principalmente em áreas relacionadas à tecnologia, profissionais são disputados não apenas no país, mas também internacionalmente.
Nesse cenário, novos aspectos organizacionais ganham relevância, e muitos profissionais passam a olhar para questões que vão além dos benefícios financeiros. Questões como propósito da marca e cultura organizacional.
É claro que as organizações já sabem – ou deveriam saber – disso, e têm prestado cada vez mais atenção a tais aspectos. Porém, embora se fale muito a respeito de cultura organizacional, muitas vezes ela não chega a ser efetivamente implementada, ou acaba minguando à medida que vai se distanciando das áreas responsáveis, como Recursos Humanos e Comunicação.
Isso é preocupante porque cultura organizacional não é apenas uma frase estampada na parede do escritório, mas um norte que deve orientar todos seus colaboradores, construindo cotidianamente a relação da marca com todos os stakeholders e influenciando mesmo as tomadas de decisão mais estratégicas. Difundi-la e reforçá-la, portanto, é essencial! E, nessa hora, a comunicação interna pode ser uma grande aliada.
Como promover a cultura organizacional através da comunicação interna?
Ciente da força e do potencial das ferramentas de comunicação interna, Steven Kramer, membro do conselho de negócios da Forbes e cofundador da WorkJam, uma plataforma corporativa colaborativa, traçou 5 estratégias para reforçar a cultura organizacional através da comunicação.
1. Use mensagens para incentivar a comunidade e a colaboração
Passamos grande parte de nossas vidas no trabalho. É natural desejar um ambiente “pró-pessoas” voltado para colaboração, formação de equipes e amizades. Uma maneira de fazer isso é alavancar ferramentas e canais de mensagens instantâneas para ajudar a reduzir o atrito e conectar equipes, departamentos e fronteiras. As equipes devem poder compartilhar atualizações de trabalho ou se reunir nos ambientes digitais com facilidade.
Quando os funcionários podem falar livremente e cultivar conexões significativas usando comunicações aprovadas pela empresa, isso naturalmente cria um forte senso de comunidade.
2. Crie uma linha de comunicação direta entre liderança e funcionários
A comunicação não pode mais ser vertical, de cima para baixo. Para criar um ambiente de trabalho saudável, líderes e funcionários precisam se tornar ouvintes ativos e compartilhar pensamentos, oportunidades e preocupações – bem como recebê-los. Uma forte estratégia de comunicação interna pode preencher a lacuna entre a liderança e os funcionários.
Os membros da equipe – principalmente os trabalhadores da linha de frente – se sentem empoderados em seus trabalhos quando se sentem conectados à liderança de sua empresa. A confiança na alta administração é uma parte importante da satisfação no trabalho, que pode crescer por meio de uma comunicação consistente e clara.
Os executivos devem fazer questão de enviar atualizações periódicas, anúncios e mensagens aos trabalhadores da linha de frente. Os líderes não precisam limitar sua política de “portas abertas” ao espaço físico do escritório; é possível usar mensagens instantâneas para se comunicar amplamente e responder rapidamente.
3. Capacite os funcionários com recursos e atividades internas
Não é nenhum segredo que os funcionários precisam se sentir bem – mental e fisicamente – para contribuir para uma cultura empresarial saudável. Por isso, é importante esclarecer quais recursos existem para a saúde mental dos funcionários, saúde preventiva e bem-estar financeiro, bem como como acessá-los. Check-ins, mensagens de apoio e discussões em grupo podem fazer maravilhas em tempos difíceis.
Os eventos de 2020 viram muitas empresas anunciarem esforços para combater a desigualdade racial e econômica. Por exemplo, a Visa se comprometeu a liderar fóruns comunitários abertos e oferecer serviços de aconselhamento 24 horas por dia, 7 dias por semana para funcionários negros. No Brasil, a Magazine Luiza foi pioneira num processo seletivo dedicado exclusivamente a candidaturas de pessoas negras. De acordo com a American Psychological Association, 89% dos trabalhadores de empresas que apoiam iniciativas de bem-estar provavelmente recomendarão sua empresa como um bom local de trabalho. Também foi indicado que um local de trabalho seguro, saudável e acolhedor pode ajudar seus funcionários a ter melhor desempenho, reduzir a rotatividade e atrair candidatos mais preparados.
4. Colete o feedback dos funcionários e acompanhe o progresso
Um método aparentemente simples, mas eficaz, de promover a cultura e a diversidade com comunicações internas é ouvir. Funcionários que se sentem ouvidos têm 4,6 vezes mais chances de se sentirem motivados e prontos para realizar seu melhor trabalho, segundo pesquisa da Salesforce.
Os trabalhadores da linha de frente são a espinha dorsal da sua empresa. Eles vão entender melhor do que ninguém o que precisa mudar no dia a dia e na operação. Quanto mais uma empresa incentivar um diálogo de mão dupla com os funcionários, mais forte será sua cultura. Para abordar isso, você pode:
• Estabelecer um tempo individual entre os funcionários e a alta administração para feedback construtivo.
• Enviar pesquisas de engajamento e pesquisas para capturar as opiniões dos funcionários sobre diferentes questões.
• Coletar feedbacks obrigatórios, que podem ser privado entre a sede e outros trabalhadores.
É crucial que os funcionários se sintam à vontade para fazer perguntas e expressar suas necessidades sem julgamento. Aborde isso antecipadamente, explicando as ferramentas de proteção e confidencialidade ou permitindo comentários anônimos.
5. Mantenha as conversas em uma plataforma de comunicação
À medida que as equipes crescem em tamanho e complexidade, pode ser difícil compartilhar informações e mensagens rapidamente. O trabalho em equipe pode ser ainda mais complicado se você tiver funcionários em diferentes países e fusos horários, além de barreiras linguísticas ou culturais. Por isso, considere investir em uma única plataforma; isso pode ajudar a agilizar a comunicação e a colaboração, facilitar a localização das informações e permitir que os funcionários realizem seus trabalhos sem esperar por outra pessoa ou vasculhar sistemas isolados.
Considere também adotar uma solução que permita filtrar e direcionar as comunicações com base em parâmetros como funções, qualificações e localização dos funcionários. Esses recursos permitem que você envie mensagens para os funcionários certos. Se você deseja se comunicar com toda a empresa ou com um grupo seleto, sua solução de comunicação deve permitir que você faça isso com facilidade.
Equipar seu time com uma plataforma de comunicação robusta é uma maneira natural de reunir forças de trabalho em crescimento e equipes dispersas e fazer com que todos trabalhem em direção aos mesmos objetivos, sob o mesmo teto digital.
Explore o potencial da comunicação interna e promova a cultura organizacional
Como pudemos ver, muitas vezes as ferramentas de comunicação já estão lá e prontas para brilhar, faltando apenas um olhar estratégico voltado para o objetivo, seja ele ter uma equipe alinhada, difundir a cultura organizacional, ou criar um canal de escuta que ajude a alavancar o bem-estar e a satisfação dos funcionários. Explorando todo o potencial da comunicação interna, é possível ter um quadro de colaboradores muito mais satisfeito e alinhado, independentemente do time estar trabalhando remoto ou presencialmente.
E é claro que uma boa comunicação também passa por estratégias criativas e um bom storytelling. Portanto, se quiser turbinar seus canais de comunicação e gerar muito mais engajamento entre sua equipe, converse com a Kings e saiba tudo que nossa equipe pode fazer pela sua.
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