Postado em 29/07/2017 por Kings
Já falamos por aqui sobre controlar o nervosismo antes do início da apresentação profissional e assim conquistar a atenção do seu público logo nos primeiros slides.
Mas como manter a audiência focada até o fim, sem que ela se distraia com tarefas, o coffee break ou qualquer outra eventualidade?
Para isso, você precisa em mente um roteiro. Ele é o caminho que o seu discurso percorrerá, como uma trilha para você pontuar e enumerar a os tópicos da apresentação empresarial.
Faça com que os tópicos se interliguem de maneira criativa. Um slide deve complementar o outro, gerando na audiência um apetite para saber a continuidade do assunto.
Para isso, use a fórmula do storytelling. O grande segredo é dividir a sua apresentação em 3 partes (começo, meio e fim) e continuar subdividindo essas partes em outras 3. Isso o ajudará a organizar sua linha de raciocínio, tornando a apresentação mais dinâmica e aumentando as chances de a plateia não se distrair facilmente.
Além disso, anote essas 3 dicas importantes:
- Evite vícios de linguagem: cuidado com o excesso de “né”, “tipo”, “veja bem” e outras expressões. Mantenha o foco no conteúdo a ser apresentado;
- Cuide de sua expressão corporal: gestos e expressões faciais são ótimos para gerar lembranças na plateia e para facilitar a compreensão do conteúdo. No entanto, cuidado com tiques e cacoetes, para não ocorrer o mesmo caso do vício de linguagem;
- Planeje a utilização dos recursos audiovisuais: lembre-se que gráficos, imagens, vídeos e outros recursos precisam “conversar” com a apresentação em geral. Quando bem utilizados, eles se tornam ótimos aliados para fixar o conteúdo, facilitar a compreensão e chamar a atenção do público.