Storytelling
Por Sergio Auerbach, 25 de Julho de 2018
Esse é o termo que todos que trabalham com Comunicação e Marketing tem ouvido ultimamente. A “palavrinha mágica” do momento.
Campanha? Storytelling!
Relacionamento? Storytelling!
Programa de Incentivo? Storytelling!
Mas afinal, o que é e, principalmente, para que serve o Storytelling?
Bom, vamos por partes.
A humanidade conta histórias desde que descemos da árvore e desenvolvemos a fala. A fala é o que nos diferencia dos outros animais. Temos a capacidade de nos fazer entender pelos nossos semelhantes e, acima de tudo, a capacidade de contar histórias.
Contar uma história nada mais é do que a junção de dois fatores:
Conteúdo (Story) + Narrativa (Telling).
O que acontece no mercado atualmente é a necessidade, por parte de suas empresas, de se fazerem notadas e se destacarem em um ambiente muito concorrido.
Na era da internet, das redes sociais, do controle remoto, não é mais aconselhável “invadir” a privacidade do consumidor para um “recado comercial”. Este simplesmente muda de canal ou sai de determinado site se for interrompido com uma propaganda não solicitada.
Ou seja, antes de “fazer a oferta”, é preciso capturar a atenção deste consumidor e fornecer a ele algo que interesse. Assim ele genuinamente vai consumir seu conteúdo comercial.
E todos nós, no mundo todo, estamos interessados em boas histórias. O que vai garantir que o público se interesse por uma boa história é a maneira como contamos.
No caso de empresas e marcas, transformar seu conteúdo (dados, diferenciais, números, vantagens, soluções, etc) em uma narrativa que cative o público e, principalmente, desperte seu interesse.
Ou seja, mudamos da era da interrupção (comercial de TV, banner no site, etc.) para a era do engajamento (vídeos inspiradores, personagens cativantes, finais motivadores).
Ao Personificar e Humanizar sua marca (e seus produtos e serviços), envolve-la em Dramas e narrar jornadas épicas de superação, as marcas do século XXI atingem seus grandes objetivos: capturar a atenção do cliente/consumidor e engajar o público criando uma relação com determinada marca.
O Storytelling existe há milhares de anos. Nós sempre contamos histórias. A novidade é que empresas e organizações do mundo todo perceberam o enorme potencial dessa “ferramenta” e começam, cada vez mais, a fazer uso desse poderoso recurso em suas estratégias corporativas.
Aqui na Kings usamos o Storytelling para ajudar nossos clientes a descobrirem e desenvolverem histórias específicas para cada público, cada momento e cada necessidade em suas trajetórias de sucesso.