Postado em 10/07/2018, por Leonardo Salomon
Você, que acompanha os posts da Kings sobre apresentação corporativa, leu recentemente nossas dicas sobre o que evitar na hora de elaborar uma apresentação. Você que ainda não leu, vale a pena dar uma olhada aqui.
Muitas das nossas apresentações abordam assuntos complexos ou muito técnicos. Uma das vantagens de uma boa apresentação é justamente simplificar as coisas, tornar algo extremamente complicado em algo compreensível. A ideia é dar prioridade às coisas, destacar o conteúdo mais relevante e transmitir de forma clara qual a mensagem principal de sua apresentação. O público tem que conseguir dizer, em uma palavra ou uma frase, qual a “lição” da apresentação.
Agora imagine uma guerra, mais precisamente a guerra dos EUA e aliados contra os terroristas da Al Qaeda, no Afeganistão. É uma situação muito delicada, que envolve a vida de milhares de soldados e milhões de civis, bilhões de dólares e um arsenal enorme, além das consequências políticas.
Bem, como nas batalhas entre as empresas, a guerra do Afeganistão também tinha suas apresentações em PPT.
O objetivo delas era mostrar os resultados das ações executadas e informar sobre as estratégias futuras para a região. Qualquer semelhança com sua empresa não é mera coincidência…
Acontece que, em um determinado dia o Pentágono resolveu fazer uma apresentação em Power Point explicando aos comandantes do exército as condições de segurança, economia e política no Afeganistão, para que eles tivesse uma visão geral do contexto e pudessem, com isto, pensar em suas estratégias. E este foi o resultado:
Segundo o Pentágono, as setas azuis escuras representam as Forças de Segurança Nacional do Afeganistão, com o inimigo em vermelho. As outras setas destacam corrupção, favoritismo tribal e tráfico de drogas.
Entenderam?
A resposta do General Stanley McChristal – responsável por implementar a estratégia – foi a seguinte:
Até conseguirmos compreender o slide, já teremos ganho a guerra!
Este slide ficou famoso no mundo todo como exemplo de uma péssima apresentação, apesar do trabalho enorme para ser elaborado.
Mas qual lição esta história pode dar para o mundo corporativo?
Primeiro, assim como uma apresentação tem um roteiro e uma mensagem principal, cada slide também tem sua mensagem principal, definida no roteiro.
Segundo: less is more! Quanto menos informações o slide tiver, melhor. Isso define prioridades e mostra o que é secundário. Não queira colocar toda a informação, mesmo que toda ela seja relevante para você.
Coloque apenas o que é relevante para atingir seu objetivo! Caso contrário, ele não será alcançado – como aconteceu no caso do Afeganistão.