Apresentação em PowerPoint e a Guerra do Afeganistão

Postado em 10/07/2018, por Leonardo Salomon

Você, que acompanha os posts da Kings sobre apresentação corporativa, leu recentemente nossas dicas sobre o que evitar na hora de elaborar uma apresentação. Você que ainda não leu, vale a pena dar uma olhada aqui.

Muitas das nossas apresentações abordam assuntos complexos ou muito técnicos. Uma das vantagens de uma boa apresentação é justamente simplificar as coisas, tornar algo extremamente complicado em algo compreensível. A ideia é dar prioridade às coisas, destacar o conteúdo mais relevante e transmitir de forma clara qual a mensagem principal de sua apresentação. O público tem que conseguir dizer, em uma palavra ou uma frase, qual a “lição” da apresentação.

Agora imagine uma guerra, mais precisamente a guerra dos EUA e aliados contra os terroristas da Al Qaeda, no Afeganistão. É uma situação muito delicada, que envolve a vida de milhares de soldados e milhões de civis, bilhões de dólares e um arsenal enorme, além das consequências políticas.

Bem, como nas batalhas entre as empresas, a guerra do Afeganistão também tinha suas apresentações em PPT.

O objetivo delas era mostrar os resultados das ações executadas e informar sobre as estratégias futuras para a região. Qualquer semelhança com sua empresa não é mera coincidência…

Acontece que, em um determinado dia o Pentágono resolveu fazer uma apresentação em Power Point explicando aos comandantes do exército as condições de segurança, economia e política no Afeganistão, para que eles tivesse uma visão geral do contexto e pudessem, com isto, pensar em suas estratégias. E este foi o resultado:

Segundo o Pentágono, as setas azuis escuras representam as Forças de Segurança Nacional do Afeganistão, com o inimigo em vermelho. As outras setas destacam corrupção, favoritismo tribal e tráfico de drogas.

Entenderam?

A resposta do General Stanley McChristal – responsável por implementar a estratégia – foi a seguinte:

Até conseguirmos compreender o slide, já teremos ganho a guerra!

Este slide ficou famoso no mundo todo como exemplo de uma péssima apresentação, apesar do trabalho enorme para ser elaborado.

Mas qual lição esta história pode dar para o mundo corporativo?

Primeiro, assim como uma apresentação tem um roteiro e uma mensagem principal, cada slide também tem sua mensagem principal, definida no roteiro.

Segundo: less is more! Quanto menos informações o slide tiver, melhor. Isso define prioridades e mostra o que é secundário. Não queira colocar toda a informação, mesmo que toda ela seja relevante para você.

Coloque apenas o que é relevante para atingir seu objetivo! Caso contrário, ele não será alcançado – como aconteceu no caso do Afeganistão.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Close Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this