5 estratégias para uma apresentação para negócios

Postado em 17/11/2014 por Kings

O início de qualquer apresentação empresarial pode parecer um grande desafio, com situações diversas e que poderão ou não ser plenamente controladas. Isso provoca tensão, expectativas e nervosismo em todos os oradores, inclusive os mais experientes.

Como controlar o nervosismo neste momento? Com as 5 dicas de sucesso da Kings Apresentações! Com elas, você terá calma, autoconfiança e criatividade para conquistar a atenção da sua audiência logo nos primeiros slides da sua apresentação.

  1. Exercite a autoestima imaginando seu sucesso

Ninguém da plateia saberá que está nervoso se você não demonstrar. Mentalize apenas ideias positivas antes do início da apresentação corporativa. Se a sua autoestima estiver em alta, será mais fácil lidar com os percalços que podem ocorrer.

Use a oportunidade para falar com a plateia como se fosse uma honra, pois são poucas as pessoas que têm essa oportunidade. Parta deste ponto de vista e recompense seu público com um ótimo discurso.

  1. Certifique-se que tudo está ok

O medo de que algo dê errado ou alguma falha o atrapalhe durante a apresentação profissional é o combustível para o nervosismo. Por isso, mantenha seus materiais muito bem organizados e certifique-se que o conteúdo de apoio e recursos audiovisuais estejam em ordem. Isso lhe dará ainda mais segurança para você manter seu foco única e exclusivamente no sucesso da apresentação.

  1. Prepare uma estratégia para fisgar a audiência

Se você já assistiu à talk shows, pôde notar que há uma estratégia idêntica para conquistar a atenção da audiência logo no início dos programas: os apresentadores contam piadas e falam sobre situações cômicas.

Essa é uma boa estratégia, mas não a única. Steve Jobs, por exemplo, preferia ir para o lado do suspense, instigando a plateia até relevar o novo produto da Apple.

Você pode também contar uma história, levantar questionamentos ou optar por um tom mais provocativo. Independentemente da tática que utilizar, ela precisa estar relacionada com o conteúdo que você apresentará.

  1. Invista em um gran finale e memorize-o

Tendo a conclusão da apresentação comercial bem definida, será mais fácil conduzir toda a apresentação, ligando o início, o meio e o fim, pois você já saberá aonde quer chegar.

Isso auxilia a organizar suas ideias e a linha de raciocínio logo após o início da apresentação, proporcionando ainda mais confiança antes do início da sua fala.

  1. Ensaie exaustivamente e, quando estiver bom, ensaie novamente

Falar bem em público não é um dom e pode ser facilmente aprendido por qualquer pessoa. Ensaie sua apresentação diversas vezes e veja onde estão os pontos que podem ser melhorados.

Outra técnica é falar diante de um espelho, para analisar e imaginar as possíveis reações do seu público no decorrer da apresentação.

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