Postado em 04/12/2019, por Juliano Pupo
Provavelmente você já ouviu falar dos livros best-sellers “Sapiens” e “Homo Deus“, certo? Seu autor, o professor israelense Yuval Noah Harari, compareceu ao programa Roda-Viva, da TV Cultura, para bater um papo sobre o futuro do mercado de trabalho e os desafios da modernidade frente aos avanços tecnológicos, como a inteligência artificial e a biotecnologia – temas abordados por ele em seu novo livro “21 Lições Para o Século XXI“.
Quando perguntando sobre o futuro do trabalho e os desafios reservados para o profissional de amanhã, Yuval antecipou que, aconteça o que acontecer, vai ser preciso ser flexível o suficiente para estar sempre se reinventando, uma vez que a inteligência artificial e a automatização das funções vão forçar o mercado a uma mutação constante, de maneira que, segundo suas próprias palavras, “pela primeira vez na história, é impossível prever como estará o mercado de trabalho daqui a 30 anos. A única certeza é que será preciso seguir aprendendo.”
O mercado de trabalho e as 3 habilidades do profissional do futuro
Segundo Harari, a automatização e a inteligência artificial obrigarão que o profissional do futuro trabalhe 3 características essenciais:
Resiliência, para se reinventar mesmo nos momentos de crise, já que muitos trabalhos deixarão de existir para que novas funções surjam.
Flexibilidade, para desenvolver habilidades e conhecimentos e se adaptar a novas funções, já que passar décadas ocupando o mesmo cargo ou função é algo cada vez menos provável.
E criatividade, para criar novas demandas e especialidades e se manter parte do jogo num ambiente mais competitivo e inflado.
E então, ficou curioso para saber mais sobre o que uma das maiores mentes do nosso tempo pensa sobre o futuro do trabalho? Então confira abaixo a entrevista completa!
Está sem tempo? Aqui vai um aperitivo do próprio autor sobre o tema!