Você está preparado para o mercado de trabalho do futuro?

Postado em 04/12/2019, por Juliano Pupo

Provavelmente você já ouviu falar dos livros best-sellersSapiens” e “Homo Deus“, certo? Seu autor, o professor israelense Yuval Noah Harari, compareceu ao programa Roda-Viva, da TV Cultura, para bater um papo sobre o futuro do mercado de trabalho e os desafios da modernidade frente aos avanços tecnológicos, como a inteligência artificial e a biotecnologia – temas abordados por ele em seu novo livro “21 Lições Para o Século XXI“. 

Quando perguntando sobre o futuro do trabalho e os desafios reservados para o profissional de amanhã, Yuval antecipou que, aconteça o que acontecer, vai ser preciso ser flexível o suficiente para estar sempre se reinventando, uma vez que a inteligência artificial e a automatização das funções vão forçar o mercado a uma mutação constante, de maneira que, segundo suas próprias palavras, “pela primeira vez na história, é impossível prever como estará o mercado de trabalho daqui a 30 anos. A única certeza é que será preciso seguir aprendendo.”

O mercado de trabalho e as 3 habilidades do profissional do futuro

Segundo Harari, a automatização e a inteligência artificial obrigarão que o profissional do futuro trabalhe 3 características essenciais:

Resiliência, para se reinventar mesmo nos momentos de crise, já que muitos trabalhos deixarão de existir para que novas funções surjam.

Flexibilidade, para desenvolver habilidades e conhecimentos e se adaptar a novas funções, já que passar décadas ocupando o mesmo cargo ou função é algo cada vez menos provável.

E criatividade, para criar novas demandas e especialidades e se manter parte do jogo num ambiente mais competitivo e inflado.

E então, ficou curioso para saber mais sobre o que uma das maiores mentes do nosso tempo pensa sobre o futuro do trabalho? Então confira abaixo a entrevista completa!

Está sem tempo? Aqui vai um aperitivo do próprio autor sobre o tema!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this