Postado em 20/11/2015 por Kings

Você conhece o conceito de storytelling? Com certeza deve ter ouvido o termo, mas talvez não saiba explica-lo. E se nós disséssemos que ele está em nosso cotidiano desde que aprendemos a nos comunicar?

Em uma definição simples, seria o ato de contar histórias. Ao levarmos este conceito para a comunicação, podemos pensar em campanhas publicitárias, materiais de lançamento de produtos e institucionais que apresentem as informações por meio de histórias.

Em nosso cotidiano, podemos pensar em conversas com nossos familiares e amigos. Ao contarmos uma história – independentemente de quem sejam os personagens – utilizamos o storytelling.

Mas no universo das apresentações corporativas, esta técnica vai além de uma técnica de otimizar a compreensão, imprimir memórias e compartilhar conhecimentos. Pesquisas já comprovam que conseguimos memorizar informações com mais facilidade quando elas nos são apresentadas como histórias.

Aqui na Kings, o storytelling é formado por três partes: o começo, o meio e o fim.

  • Começo: desperte o interesse

Imagine um filme ou uma peça de teatro: no primeiro momento – ou ato – há a apresentação dos personagens e onde eles querem chegar. Em uma apresentação comercial, esses personagens podem ser o mercado em questão e como ele seria transformado com a chegada de um novo produto.

  • Meio: ultrapasse obstáculos

Ainda no cinema: o público se mantém atento porque quer saber o que impede os protagonistas de atingirem seus objetivos. Nas apresentações profissionais, esta etapa pode ser representada pelo caminho a ser percorrido, as dificuldades já enfrentadas e fatos curiosos até que o produto chegue ao local determinado.

  • Fim: vença

O protagonista alcança seu objetivo. Aqui é quando você diz: este é o meu produto.

Ao criar uma apresentação, reorganize as informações e coloque-as em uma estrutura com começo, meio e fim para contar sua história. Você notará que será mais fácil mostrar seu produto e ficará na memória de sua audiência.

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